quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Programação do I Escambito das Águas
Serra Cariri


18 de Outubro de 2014. Sábado á tarde.
Distrito Caldas, Barbalha, Ceará.







20:00 horas - Cia Cultural Jardim Arte Feliz. Jardim de Piranhas.
Rio Grande do Norte.

Começaram em 28 de Abril de 2014 após a apresentação Paixão de Cristo com 13 componentes e hoje contam com aproximadamente 08 membros. 




Espetáculo: Humor e Prevenção.
Autor e diretor: Diassis Silva.
Elenco: Darliane Fernandes e Diassis Silva.
Release: Uma história que trata de prevenções a saúde, alertando com humor e diversão sobre as doenças como: diabetes, hipertensão, próstata e outras.
Duração: 15 minutos.



20:00 horas e 15 minutos - Cia de Teatro Arte & Ação. Messias Targino. 
Rio Grande do Norte.

A Cia de Teatro Arte & Ação se mantem através do apoio da prefeitura e das autoridades locais. São 8 membros que nasceram a partir de um projeto aberto a comunidade trazido por um conterrâneo que atualmente mora em Campina Grande-PB. Participam do Movimento escambo e fazem trabalhos comunitários de conscientização, tanto infantil como adulto.







Espetáculo: As Lavandeiras.
Autor e diretor: Cia de Teatro Arte & Ação.
Elenco: António Torquato, Matheus Linhares e Yurian Acioli.
Release: Duas amigas que são lavandeiras vão lavar roupa, uma tem água e a outra não tem.
Duração: 10 minutos.



20:00 horas e 25 minutos - Cia. Cultura Ciranduis. Janduís.  
Rio Grande do Norte.

A Cia. Cultural Ciranduís é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado que surgiu no ano de 1989, em sua primeira formação com crianças e adolescentes. A ideia do grupo que começou com danças folclóricas, despontou com a chegada do Projeto Recriança, financiado pela LBA e gerenciado pela Prefeitura de Janduís, atendendo crianças e adolescentes lotados nas redes públicas de ensino. O grupo era formado em sua maioria absoluta por mulheres. O fim do projeto em 1992 provocou esfacelamento dos membros, a maioria mulheres, que precisaram se dedicar a outras práticas de consumo benéficas às famílias, que sofriam com os efeitos da seca e epidemias de Cólera. Com todas as dificuldades financeiras da época, Janduís, através de seu povo aguerrido conseguia sorrir através da arte e da cultura que virava campo de refúgio de muitas crianças pobres e carentes. No início do ano letivo de 1993, a Escola Municipal professor Aluízio Gurgel contava com uma juventude despeça, ao mesmo tempo com muitas ideias, gás e vontade de fazer algo de motivador para animação e brilho da escola. Em pouco instantes, após percepção dos jovens, professores e alguns membros do grupo Ciranduís, derma vida e nova formação o grupo que passava a ter um caráter mais abrangente. Em seu balaio, carregava a dança, teatro, recitais de poesia, capoeira, música e recreação. A novidade na Escola era encher os olhos da comunidade escolar. Todos os anos o pedido de matricula aumentava e escola super lotava de alunos que vinha em busca de ludicidade e da força do Grupo de Teatro Ciranduís. O grupo ganhou força e consistência, em 1994 conseguiu estar de volta ao Movimento Escambo percorrendo o Rio Grande do Norte e Ceará e no ano de 1995, a Escola realizou sua primeira semana cultural.
As crianças e adolescentes do grupo cresciam e ganhavam experiência pra gerir suas ações e conduzir tais atividades dentro e fora da escola. Ainda na Escola, a produção de maquiagem e figurino dependia do recurso do Caixa Escola escolhido e votado todos os anos pelos funcionários, pais de alunos e toda classe estudantil. Nesse ritmo o Grupo Ciranduís foi responsável pela formação do Grupo de Teatro Artopia, Grupo de Palhaços, Grupo Abadá Capoeira e Grupo de Dança Caribé. Com a saída da maioria dos membros pra estudar noutra escola, o grupo passou a ter sede em outro ambiente cedido pela Prefeitura Municipal. Uma nova realidade era imposta a partir do ano de 1998. Enfrentando sempre dificuldades de produção, o grupo conseguiu pleitear por conta própria o Projeto Arte Na Escola, onde 40 professores da rede pública contribuíam com R$ 2,00 para manutenção de atividade, em troca de oficinas e recreações nas escolas de Janduís. Pensando sempre em crescer e dar visibilidades aos trabalhos culturais, em 1999 o grupo conseguiu o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ a passou a ser uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com o nome Companhia Cultural Ciranduís. O grupo que sempre manteve o ritmo de sustentação, com a naturalidade e efeitos do tempo, sempre passou por processos de saídas e renovações de membros e mantendo uma base de sustentação. Sua trajetória é marcada pela participação em eventos por várias cidades do Rio Grande do Norte e demais estado do País, formação de grupos pela região Oeste, realização de atividades importantes, montagem de espetáculos e shows itinerantes pelas cidades, conquista de prêmios, comendas e participações em atividades de cunhos culturais, educacionais e sociais. A Cia. Cultural Ciranduís trabalha com teatro de rua, danças folclóricas, palhaços, capoeira, recitais de poesia, pernas de pau, oficinas de teatro, oficinas de palhaços, recreação, animação de aniversários infantis, montagem e direção de espetáculos, locação de equipamento de som, palestras, dentre outros.






Espetáculo: Na Rua de Mala e Cuia.
Autor: Domínio popular.
Diretor: Companhia Cultural Ciranduís.
Elenco: Berg Bezerra, Caio Araújo, José Carlos, Rogério Silva e Willi Kesle.
Release: Gags de palhaços e dublagens. 
Duração: 20 minutos. 



21:00 horas e 10 minutos - Grupo Rualuart. 
Governador Dix Sept Rosado - Rio Grande do Norte.

O grupo Rualuart trabalha com Teatro de rua e animação de eventos para crianças e surgiu pelo desejo de fortalecer a cultura da cidade, unindo-se aos grupos de dança, capoeira e teatro, com o proposito de tirar os jovens das ruas e transformá-los em cidadãos.







Espetáculo: Probrema Cardiocu. 
Autor: Jessie Quirino.
Diretor: Wiltemberg da Costa.
Elenco: Carlos Daniel, Jessica Melo, Lucas Leal, Mikaelisom Wagner, Netinho Florêncio e Wiltemberg da Costa.
Release: Conta a historia de um sertanejo que não acredita que no sertão exista problema cárdico, e que ele tem um primo que mora em são Paulo que pegou essa doença lá.  
Duração: 20 minutos.



21:00 horas e 40 minutos - Cia. Mákara de Teatro. Crato – Ceará.

A Cia. Mákara de Teatro, foi criada com a intenção de apresentar espetáculos de diversas categorias, entre eles, Infantis, comédias, Romances, Drama, entre outros.
A Cia. Foi criada em Setembro de 2013, tendo como seu primeiro espetáculo o espetáculo Infantil: ''A Bruxinha Que Era Boa'', com direção de Wiarlley Spears, e grande elenco. O texto, ‘’A Bruxinha Que Era Boa’’, de Maria Clara Machado, foi adaptado pelo diretor Wiarlley Spears, para uma disciplina chamada ‘’Processo de Encenação I’’ do curso de Licenciatura Plena em Teatro, da Universidade Regional do Cariri – URCA. O segundo espetáculo da Cia. Foi ‘’Entre Nós’’, com  texto e direção de Wiarlley Spears. O espetáculo é um drama, que conta a história de seis pessoas que viviam, em momentos diferente, situações parecidas, envolvendo relacionamentos amorosos. O espetáculo mostra claramente, situações verídicas que cada ator que está em cena, vive ou viveu em algum período da vida, e todas essas situações estão interligadas com os sentimentos, amor, paixão, ilusão e amizade. O mais recente espetáculo da Cia, é ‘’O Novo Baile de Cinderela’’, ta,bem com texto e direção de Wiarlley Spears. O espetáculo é uma comédia, e mostra uma versão da história da princesa Cinderela que as pessoas ainda não conhecem. 







Espetáculo: Entre nós.
Diretor: Wiarlley Spears.
Elenco: Kleytiane Brito, Synezia Rodrigues, Taynara Saraiva e Wiarlley Spears.
Técnico: Nathalie Macêdo.
Release: O que você faria se pudesse voltar atrás no tempo e consertar um erro cometido no passado? Quantas vezes nós nos pegamos pelos cantos de parede, pensando nos momentos que poderíamos ter vivido, mas não vivemos? Entre Nós é uma história de superação, uma história que provavelmente qualquer um pode se identificar. Seis pessoas, que assim como tantas outras, passaram e ainda passam por essas situações, mas que o destino as ensinou como lidar com tudo isso.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário