terça-feira, 14 de outubro de 2014

Programação do I Escambito das Águas 
Serra Cariri 




Dia 17 de outubro de 2014
Distrito do Caldas, Barbalha, Ceará.







20:00 horas - Cia de Teatro Reinventar. Fortaleza - Ceará. 

A Cia de teatro reinventar nasceu da insatisfação de jovens que estavam cansados da rotina do seu bairro, da opressão dos governantes e da igreja, queriam mostrar uma arte sem cor, sexo, religião ou classes sociais. Foi então que dois jovens se juntaram para animar festas com a trupe de palhaços e viu que poderia dar certo, começou a união de jovens recém-chegados de outros grupos de teatro, pessoas com experiência ou sem nem uma que se sentia abraçado pelo grupo. Foi no dia 04 de setembro de 2009 que se juntamos em torno de oito pessoas para montar o primeiro espetáculo “o auto da pedra de jaquetiguetá” de direção Wilton Alves e texto de Dimas Silveira, destinado às praças públicas, seria então pelas nossas necessidades um grupo puro e típico de rua, porém com o passar do tempo sentimos a vontade e a necessidade de expandir levando vários e diferentes tipos de espetáculos para diversos lugares.






Espetáculo: Casa de Palhaços.
Diretor: Wilton Alves.
Elenco: Dimas Silveira, Gersonio Júnior, Marlyo Herbeson e Wilton Alves.
Técnicos: Luan Dutra e Rafael Melo.
Release: São todos esquetes circenses contadas de maneira envolvente com dublagens e interpretações cênicas.
Duração: 50 minutos.



21:00 horas - Cia. Cultura Ciranduis. Janduís - Rio Grande do Norte.

A Cia. Cultural Ciranduís é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado que surgiu no ano de 1989, em sua primeira formação com crianças e adolescentes. A ideia do grupo que começou com danças folclóricas, despontou com a chegada do Projeto Recriança, financiado pela LBA e gerenciado pela Prefeitura de Janduís, atendendo crianças e adolescentes lotados nas redes públicas de ensino. O grupo era formado em sua maioria absoluta por mulheres. O fim do projeto em 1992 provocou esfacelamento dos membros, a maioria mulheres, que precisaram se dedicar a outras práticas de consumo benéficas às famílias, que sofriam com os efeitos da seca e epidemias de Cólera. Com todas as dificuldades financeiras da época, Janduís, através de seu povo aguerrido conseguia sorrir através da arte e da cultura que virava campo de refúgio de muitas crianças pobres e carentes. No início do ano letivo de 1993, a Escola Municipal professor Aluízio Gurgel contava com uma juventude despeça, ao mesmo tempo com muitas ideias, gás e vontade de fazer algo de motivador para animação e brilho da escola. Em pouco instantes, após percepção dos jovens, professores e alguns membros do grupo Ciranduís, derma vida e nova formação o grupo que passava a ter um caráter mais abrangente. Em seu balaio, carregava a dança, teatro, recitais de poesia, capoeira, música e recreação. A novidade na Escola era encher os olhos da comunidade escolar. Todos os anos o pedido de matricula aumentava e escola super lotava de alunos que vinha em busca de ludicidade e da força do Grupo de Teatro Ciranduís. O grupo ganhou força e consistência, em 1994 conseguiu estar de volta ao Movimento Escambo percorrendo o Rio Grande do Norte e Ceará e no ano de 1995, a Escola realizou sua primeira semana cultural.
As crianças e adolescentes do grupo cresciam e ganhavam experiência pra gerir suas ações e conduzir tais atividades dentro e fora da escola. Ainda na Escola, a produção de maquiagem e figurino dependia do recurso do Caixa Escola escolhido e votado todos os anos pelos funcionários, pais de alunos e toda classe estudantil. Nesse ritmo o Grupo Ciranduís foi responsável pela formação do Grupo de Teatro Artopia, Grupo de Palhaços, Grupo Abadá Capoeira e Grupo de Dança Caribé. Com a saída da maioria dos membros pra estudar noutra escola, o grupo passou a ter sede em outro ambiente cedido pela Prefeitura Municipal. Uma nova realidade era imposta a partir do ano de 1998. Enfrentando sempre dificuldades de produção, o grupo conseguiu pleitear por conta própria o Projeto Arte Na Escola, onde 40 professores da rede pública contribuíam com R$ 2,00 para manutenção de atividade, em troca de oficinas e recreações nas escolas de Janduís. Pensando sempre em crescer e dar visibilidades aos trabalhos culturais, em 1999 o grupo conseguiu o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ a passou a ser uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com o nome Companhia Cultural Ciranduís. O grupo que sempre manteve o ritmo de sustentação, com a naturalidade e efeitos do tempo, sempre passou por processos de saídas e renovações de membros e mantendo uma base de sustentação. Sua trajetória é marcada pela participação em eventos por várias cidades do Rio Grande do Norte e demais estado do País, formação de grupos pela região Oeste, realização de atividades importantes, montagem de espetáculos e shows itinerantes pelas cidades, conquista de prêmios, comendas e participações em atividades de cunhos culturais, educacionais e sociais. A Cia. Cultural Ciranduís trabalha com teatro de rua, danças folclóricas, palhaços, capoeira, recitais de poesia, pernas de pau, oficinas de teatro, oficinas de palhaços, recreação, animação de aniversários infantis, montagem e direção de espetáculos, locação de equipamento de som, palestras, dentre outros.






Espetáculo: O Fuxiqueiro.
Autor: Berg Bezerra.
Diretor: Cia. Cultura Ciranduis.
Elenco: Berg Bezerra, Caio Araújo, José Carlos, Rogério Silva e Willi Kesle. 
Técnico: Berg Bezerra.
Release: A história gira em torno do casal Zé da Bodega e Pretinha. O Zé é comerciante tem muito ciúme da mulher Pretinha que casou-se com ele por interesse financeiro. Pretinha gosta de uma outra pessoa (o Fuxiqueiro), eles nunca deixaram o romance. Na história Robertão, galanteador, conhece Pretinha numa feira e desperta interesse, o bastante pra gerar mais ciúme ao Fuxiqueiro e com isso construir um fuxico armado pra Zé da Bodega e Robertão.  
Duração: 40 minutos.




22:00 horas - Cia. WSA do Teatro. Icó – Ceará.

A Cia. WSA do Teatro começou em 10 de Janeiro de 2013, idealizado por Wellington da Silva Antônio. No início a Cia. WSA do Teatro contava apenas com uma montagem teatral. Um monólogo escrito, dirigido e encenado pelo ator Wellington Silva, que lhe rendeu participação em festivais em Fortaleza. O festival bilunga e o festival de laboratório de teatro realizado pelo SATED-CE. No mesmo ano com vários estudos de textos fizemos montagens como “O AUTO DA CAMISINHA”, “ÁRVORE DOS MAMULENGOS” e adaptações de contos infantis, que nos possibilitaram apresentar várias vezes na cidade de Icó e viajarmos para cidades como Aracati-CE (Festival Internacional de Teatro de Rua-FESTMAR e Festival de Teatro de Canoa Quebrada), Mossoró, Janduís, Caicó, ambas no Rio Grande do Norte (Escambo de Teatro de Rua) e para Alto Santo-CE (Escambo de Teatro de Rua). Em 2014 a história continua avançando e a Cia. WSA do Teatro segue com os espetáculos “O AUTO DA CAMISINHA”, “ÁRVORE DOS MAMULENGOS”, que mais uma vez participa do festival de Teatro em Canoa Quebrada (Aracati-CE) e duas (02) novas montagens: “CIRLEI, JACK E ROSE NA DISPUTA” (Teatro de dublagem) apresentado nas cidades de Caicó e Janduís-RN e “A BELA ADORMECIDA” texto adaptado apresentado na cidade de Icó no Teatro municipal. Realizamos também a I FEIJOARTE (Feijoada com arte) no mês de Junho deste ano. Apesar da Cia. WSA do Teatro ser um grupo jovem já conta com várias experiências e seus integrantes são oriundos de outros grupos que os mesmos ajudaram a criar. Sendo que eu Wellington Silva diretor da CIA. tenho 24 anos de vivencia teatral. Nos dias 29, 30 & 31 de AGOSTO a Cia. WSA do Teatro participa do I FESTIVAL DE TEATRO, PERFORMANCES E MONÓLOGOS na cidade de Trindade em Pernambuco. Arrastando três (03) prêmios: 1º lugar em monólogo; 3º melhor ator e 3º lugar em maquiagem.  




Espetáculo: Cirlei, Rose e Jack na disputa.
Autor e diretor: Wellington Silva.
Elenco: Davina Fernandes, Rafael Diego e Wellington Silva.
Técnico: Wellington Silva.
Release: O transexual Cirlei se envolve com Jack que é marido de Rose. Quando Rose descobre ocorre uma desgraçada e divertida confusão.
Duração: 20 minutos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário